"Outro ponto que gostaria de realçar é que a mudança da tradição da matemática numa sala de aula pode não ser uma «revolução» que simplesmente deita fora o velho e adopta o novo. Em vez disso, pode ser um processo no qual algumas características novas se desenvolvem a partir da tradição anterior. Por outras palavras, as duas tradições podem não ser absolutamente antagónicas: pelo contrário, a nova tradição envolve a antiga - tal como um novo paradigma na investigação científica não exclui completamente um antigo e o inclui como um caso especial."
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Liping Ma, Saber e Ensinar Matemática Elementar, p. 259, Gradiva, Lisboa, 2009
2 comentários:
eu, que não sou boa em matemática, sempre acho que "2+2" pode ser =22...
Falando sério, ou mais sério, penso que o que se inova é a didática, e não a matemática. Não será isso?...
um abraço sem qulaquer matemática, apenas grande!
Sim, querida Nivaldete, o livro é sobre a necessidade de toda a gente, professores e alunos, compreender mais profundamente o que é a aritmética, a matemática elementar. Mas fiz este post porque achei graça ao desembaraço com que a autora fala de mudar para uma nova tradição... ;)
está tanto calor que não te mando um abraço mas a brisa gentil de um leque! :)
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