O valor do dinheiro não é material, é convencional. Agora os escudos não valem nada e com euros compra-se o que está à venda. Agora não vale nada o que se comprou ontem com um empréstimo que vai demorar anos a pagar. Quem não tem dinheiro julga que seria mais feliz se tivesse muito, quem tem dinheiro e não se sente feliz não sabe o que lhe falta. Há quem tenha dinheiro e se julgue pobre porque só repara em quem tem mais e quem não tenha dinheiro e se julgue rico porque só vê os que têm menos. Há finalmente mil e um outros assuntos que fazem esquecer este. Num mundo obcecado pelo dinheiro, no entanto, este não está nos currículos escolares. O que é o dinheiro? De quem é o dinheiro? Quem faz o dinheiro? Onde é feito? Onde são feitas as máquinas de fazer dinheiro? Quem trabalha nessas fábricas? Ninguém nas escolas sabe nada sobre isto. Porquê?
Esta é apenas uma das inúmeras coisas que não se aprendem na escola, onde, no entanto, se ensinam e aprendem tantas coisas desejadas e indesejadas.
2 comentários:
É o "homo economicus", ou seja, considerado apenas como produtor e consumidor.
Nas escolas aprende-se coisas que servem apenas para tornar os indivíduos melhores produtores.
e o que os professores sabem explicar
esclarecem tudo sem qualquer oscilação
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