O filme "Sobreviver com os lobos" conta a história de uma menina que procura os pais que os nazis mandaram para leste. Ela tem uma bússola, uma boneca e uma grande vontade de os encontrar. Da Bélgica à Ucrânia ela sobrevive ao frio, à fome e à crueldade humana graças, também, à ajuda dos lobos.
A realizadora do filme, Véra Belmont, viveu uma realidade parecida, embora não tenha partido à procura dos pais e, por isso, realizou o filme. Pode dizer-se que é uma história de fadas com um final realista.
Este filme é baseado num livro que foi apresentado como história real pela autora que veio recentemente confessar que, na verdade, é uma ficção. Alguns leitores não lhe perdoam a traição outros congratulam-se pela beleza da ficção.
4 comentários:
Não vi o filme, mas ouvi falar sobre ele. É claro, que a realidade da época era muito mais cruel, a menina não passaria pela primeira patrulha soviética, seria enviada à um orfanato, etc.
Sim, este filme não é realista, só tem enquadramento histórico. Fez-me lembrar a história de Vassilissa que também tinha uma boneca e vai sozinha pela floresta...
Mas o melhor é o pseudónimo da escritora do livro: Misha Dafonseca...
Misha é diminuitivo do Mikhail e é masculino, Dafonseca - não preciso comentar (não sabem como se escreve o nome português). É mesmo para o consumo belga.
Pois é, é tudo imaginário! :)
Enviar um comentário