Em Thimphu, a capital do Butão (Terra do Dragão), o novo rei, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, de 28 anos, recebeu ontem a coroa das mãos do seu pai Jigme Singye Wangchuck, de 52 anos, que criou em 1972, e tem aplicado desde então, o índice de avaliação da Felicidade Interna Bruta (FIB).
A FIB contempla nove dimensões: bom padrão de vida económica; bom governo; educação de qualidade; saúde; vitalidade comunitária; protecção ambiental; acesso à cultura; gestão equilibrada do tempo e bem estar psicológico.
Os bons resultados no Butão chamaram a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU) que estuda a aplicação prática de uma versão internacional da FIB como alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB) que é um índice que não avalia os custos ambientais, sociais e psicológicos da produção económica.
O Butão é um dos poucos países asiáticos que nunca foram colonizados.
Em butanês (dzongkha), felicidade diz-se “gaki”.
4 comentários:
lugar este de sabedoria e inteligencia - vir aqui é apreender...
beijão fraterno!
:) Muito obrigada!
Senti-me corar! :)
beijão fraterno para ti também!
Já conhecia essa do FIB. Pena que os governantes continuem a pensar em PIB e que as pessoas em geral ainda pensem que o dinheiro lhes traz felicidade.
Pois é Luce, acho excelente que o FIB esteja a ser levado em consideração. Pode ser que a crise financeira ajude a pensar noutros valores.
Enviar um comentário