"Em 1901 foram descobertas mais grutas na Dordonha, em Combarelles e Font-de-Gaume, revelando uma colecção fantástica de desenhos, pinturas e gravuras que então começaram também a ser atribuídas ao homem do Paleolítico. Em 1901 a Associação Francesa para o Avanço das Ciências reuniu-se na Dordonha para examinar as pinturas. Com solenidade académica, os presentes decretaram que as mesmas eram paleolíticas. (...)
O professor Cartailhac apresentou então desculpas ao homem do Paleolítico e ao caluniado marquês de Sautuola, há muito falecido. O seu artigo sobre Altamira (1902) intitulou-se «Mea culpa d'un sceptique». Nele assumiu «a participação num erro durante vinte anos, numa injustiça que deve ser abertamente reconhecida e reparada». Nesses vinte anos o mundo académico tinha revisto completamente a noção da capacidade criativa do homem pré-histórico. Após Altamira ter sido reconhecida, as provas adicionais dessa capacidade surgiram de forma esmagadora."
Daniel J. Boorstin, Os Criadores Uma História dos Heróis da Imaginação, Gradiva, Lisboa, 2002, p. 148 e 149
6 comentários:
Muito interessante tal artigo, gostei muito.
estas pinturas são atribuidas ao Homem do paleólitico e não exclusivamente a homens
no teu post referes-te sempre aos homens e não ao Homem
de certeza que muitas pinturas e esculturas do paleólitico foram feitas por mulheres
como por exemplo a Vénus de Vestonice encontrada na républica checa
inesgotável e incompreensível capacidade criativa...
Acho que a capacidade criativa é uma parte importante da natureza humana e muitas pessoas- o tal vez todas - sintem a necesidade de se expresar de alguma maneira .....
http://www.youtube.com/watch?v=0F1GCtIcN4c
sem dúvida, Wolkengedanken - desculpa ainda não ter respondido ao teu comentário - é de tal modo assim que a realidade é criada pela nossa capacidade criativa.
Enviar um comentário