Uma vez a Verdade saiu à rua tão nua como no dia em que nasceu. Assim sendo ninguém a quis em suas casas. Quando a viam viravam-lhe as costas e fugiam.
Um dia em que a Verdade andava tristemente ao acaso, encontrou a Parábola. A Parábola estava vestida com roupas esplêndidas de cores magníficas. E a Parábola, vendo a Verdade, perguntou: "Diz-me, vizinha, porque estás tão triste?" A Verdade respondeu amargamente: "Ah, irmã, isto vai mal. Muito mal. Estou velha e toda a gente foge de mim. Ninguém quer nada comigo." Ouvindo isto a Parábola disse: "As pessoas não fogem de ti por seres velha, eu também sou velha. Muito Velha. Mas quanto mais velha fico mais as pessoas gostam de mim. Vou dizer-te um segredo: Toda a gente gosta de coisas disfarçadas e embelezadas. Deixa-me emprestar-te algumas roupas esplêndidas como as minhas, e vais ver que as pessoas que te evitavam te vão convidar para suas casas e apreciar a tua companhia."
A Verdade aceitou o conselho da Parábola e vestiu as roupas emprestadas. Desde então a Verdade e a Parábola têm andado de mãos dadas.
História Tradicional Yiddish
Pantheon Books, New York
2 comentários:
mt boa história para o dia de hoje...
também me pareceu ;)
Enviar um comentário