Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Primavera do Amor

Дорогой длинною (Dorogoi dlinnoyu) "Num Caminho Longo" é uma canção russa com uma longa história. Terá sido criada pelo famoso ano de 1917. A música é de Boris Fomin e a letra de Konstantin Podrevskii. Foi primeiro muito popular, depois foi considerada imprópria e banida, depois voltou a ser popular e mais tarde silenciada, etc.
Nos anos 60 chegou ao ocidente. Em 1968 uma versão em inglês chamada "Those Were the Days" tornou-se famosa em Inglaterra, nos EUA e depois um pouco por todo o mundo. Foram gravadas versões em muitas línguas e países diferentes.
Em Portugal foi cantada por Natércia Barreto com o título "A Primavera do Amor". É a segunda canção do vídeo, começa a 2.42 (carregar aqui).
A primeira canção "Óculos de Sol", no entanto, foi muito mais famosa. Quando tinha 9 ou 10 anos aprendi-a com uma amiga que a sabia de cor :)
A canção russa existe em muitas versões no Youtube, nalgumas descrições é simplesmente dita canção popular russa ou canção cigana.
A minha versão favorita é cantada por Vitas (carregar aqui). Quando há uns meses a ouvi pela primeira vez fez-me realmente lembrar ... o quê ... ??? não consegui saber ... de modo que ao descobri-la agora no Youtube fiquei encantada !!! :)

Sem comentários: