Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Incompreensão

Acontecem-nos coisas que não compreendemos. Não compreendemos o que nos dizem, ou porque dizem o que estão a dizer, ou porque o dizem nesse momento... Não conseguimos interpretar os motivos porque falam connosco ou porque não falam... Enfim... acontecem-nos coisas que não compreendemos.

Hoje aconteceu-me uma coisa que não compreendi. Possivelmente há-de haver uma explicação que talvez venha a encontrar no futuro. Prefiro não compreender que convencer-me que a explicação é x, ou y, ou z, sem provas. É que quando nos convencemos que alguma coisa é x, ou y, ou z, podemos vir a fazer com que seja isso... Assim, não compreendendo, mantenho-me aberta ao que o futuro possa trazer de esclarecedor. Se não trouxer... bem, fica como acontecimento inexplicável... Nem x, nem y, nem z...

Sei que não se compreende nada deste post. É que eu também não compreendo... A minha incompreensão é tão grande que me apetece perguntar se é possível, alguma vez, compreender seja o que for... É a mania de generalizar - que também não compreendo... :)

2 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

como que nao se compreende nada de este post??!! E genial !

O que eu acho muito interessante é o fenómeno que encontro pensamento budista em todos os lados (tambem aqui) e pergunto-me se é porque só vejo o que quero ver ou se se tratar de verdades tao universais que forcosamente aparecem em todos os lados. Entao eu tambem nao compreendo nada porque este tipo de perguntas nao se podem responder :))

Desejo um fim de semana confuso porque a confusao é a base da sabidoria :))

almariada disse...

Uau! :) Obrigada por achares que este post é genial! ;) acho isso genial! :)