Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A Estação Espacial

A Estação Espacial fez 10 anos.

É o resultado da cooperação da NASA, das Agências Espaciais da Rússia e do Canadá, da Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão e de 11 membros da Agência Espacial Europeia.

Para a construção da Estação Espacial foi preciso superar diferenças linguísticas, geográficas e tecnológicas.

No dia 20 de Novembro de 1998 foi posto em órbita, a cerca de 400 km da Terra, o modelo russo “Zarya” que constituiu a base sobre a qual começou a crescer o que é agora a Estação Espacial Internacional.

A primeira pessoa a habitar a Estação Espacial chegou no ano 2000. Desde então já lá viveram 167 pessoas por períodos que variam de alguns dias a alguns meses.

3 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

Que fantastico deve ser ver a terra desde o espaco. De menina queria ser astronauta. Nao sei quando deixei de preparar essa carrera :))

almariada disse...

A viagem até à Estação Espacial e a viagem de volta à Terra são muito, muito duras, por causa da aceleração e da gravidade. Em contrapartida, por causa da quase ausência de gravidade, enquanto se está lá flutua-se e vê-se a Terra de longe... tão serena, tão pacífica... :)

Não sei se te recordas de Anousheh Ansari que esteve na Estação Espacial há dois anos. Ela escreveu um blog nessa altura a contar as suas experiências:

http://www.anoushehansari.com/blog/

WOLKENGEDANKEN disse...

Ah, vou ver este blog. Obrigada e um beijinho