Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




quarta-feira, 6 de abril de 2011

lutas

"O Sudão é um país muito perigoso uma vez que passou várias décadas em guerra civil. Como o acesso ao país estava limitado há mais de 20 anos, os cientistas e estudiosos não tinham a certeza se os antílopes de orelha branca ainda existiam ou não. A última vez que estes animais tinham sido filmados foi em 1982. A equipa National Geographic trabalhou em conjunto com a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem para conseguir ter acesso ao sul do Sudão e explorar a história. (...)

Em vez de planícies vazias, encontrámos uma enorme população de antílopes - cerca de um milhão de animais. Em termos de extensão e de área coberta, a sua migração é comparável à dos gnus. Conseguimos filmá-los num momento bastante emotivo, tanto em termos de descoberta científica como da importância da sua migração. Na sua migração, durante a estação seca, os machos juntam-se num enorme campo de batalha onde lutam pela atenção das fêmeas. Os machos lutam até ao ponto de se matarem uns aos outros. Durante o resto do ano, os antílopes não costumam andar em grupos tão grandes, tendem a dispersar-se mais.

Os antílopes estavam extremamente nervosos e foi muito difícil captar estas cenas. No entanto, foi fantástico podermos ver estes animais, documentá-los e contribuir para o futuro estudo destes antílopes, os seus padrões migratórios e da própria região."

Entrevista a David Hamlin, produtor da série "Grandes Migrações", National Geographic Channel

A ilustração é de Benjamin Water House Hawkins, "A Comparative View of the Human and Animal Frame", Plate VII, Chapman & Hall, Londres, 1860

Parece-me instrutivo saber que a guerra civil entre os homens, e consequente limite de acesso ao país, favoreceu o crescimento da população de antílopes ao ponto de as lutas entre os machos se tornarem tão emotivas que se matam uns aos outros - criando cenas interessantes para fazer reportagens para a televisão.

Sem comentários: