Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"Causaram-me tanto mal que me conduziram ao bem"

O Pregador

Havia um pregador que, nas suas orações, nunca se esquecia de elogiar os bandidos e de lhes desejar as maiores felicidades possíveis. Levantava as mãos ao céu e dizia:

«Oh Senhor: concede a tua misericórdia aos caluniadores, aos rebeldes, aos corações endurecidos, aos que enganam as pessoas de bem e aos idólatras!»

Concluía assim a arenga, sem desejar uma réstia de bem aos homens justos e puros. Um dia, os fiéis disseram-lhe:

«Não se costuma rezar assim! Todos esses bons votos dirigidos aos malvados não serão ouvidos.»

Mas ele explicou:

«Devo muito a essa gente de quem falais e por isso rezo por eles. Torturaram-me tanto e causaram-me tanto mal, que me conduziram ao bem. Cada vez que me senti atraído pelas coisas deste mundo, maltrataram-me. E todos esses maus tratos foram o motivo porque me dediquei à fé.»

Rumi, Parábolas Sufis, p.9, Fim de Século Edições, Lisboa, 2000

Sem comentários: