Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




sábado, 1 de janeiro de 2011

Sopa branca

O cação é um peixe da família do tubarão e da raia e a sopa de cação é uma das receitas mais apreciadas da gastronomia alentejana. No entanto pode fazer-se apenas o caldo e, nesse caso, chama-se sopa branca. Pode levar, ou não, ovos:

.

Ingredientes: •coentros •poejos •alhos •sal grosso •farinha •azeite •1 ovo por pessoa •pão duro

.

Começa-se por pisar os coentros, os poejos, os alhos descascados e laminados com o sal grosso no almofariz de modo a obter uma pasta. (Tal e qual como se começa a açorda.)

Depois põe-se essa mistura numa panela, rega-se com um generoso fio de azeite e deixa-se aquecer, misturando de seguida algumas colheres de farinha, para obter o que está na fotografia.

.

De seguida, acrescenta-se lentamente, aos poucos, água a ferver, e vai-se mexendo sempre, até se obter a consistência que se desejar. Quando estiver pronta, acrescenta-se os ovos. Põe-se no mínimo e evita-se mexer durante uns dois ou três minutos para os ovos não se desfazerem. Depois pode mexer-se mas com cuidado.

.

Prepara-se a terrina com sopas de pão e deita-se a sopa sobre elas para irem amolecendo.

2 comentários:

teresa disse...

O que é fantástico é o facto de, com escassez de géneros, se inventar receitas deliciosas... Consta que a pizza também surgiu em tempo de dificuldades, indo a referência para a mais básica, somente confeccionada com massa de pão, tomate e um pouco de queijo (quando havia), actualmente designada por 'margherita'. É caso para utilizar o provérbio «a necessidade aguça o engenho».
Bom ano, almariada:)

almariada disse...

e é bom saber que nos podemos deliciar com muito pouco :)
obrigada pelas visitas e pelos comentários teresa, e um ano muito feliz :)