Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

a chama azul

"-Uma bela tarde, saí de casa, fui até à cerca ver o gado e, maquinalmente, levei o cachimbo à boca. Não me apetecia fumar, com o ar quente como estava, mas não tinha nada que fazer e uma boa cachimbada sempre ajuda a matar o tempo. Risquei um fósforo e, por acaso, reparei na chama: era azul, completamente azul. Imaginem: ali, em pleno campo, ao ar livre, sem resquícios de vento, não havia a mais pequena mancha amarela na chama do fósforo.

Os três visitantes encararam-no.

-É fantástico! - murmurou Jack Dorman.

-Nessa altura ainda não tínhamos o rádio - continuou Slim - Apaguei o fósforo imediatamente, selei o cavalo e pus-me a caminho do Jig. Assim que lá cheguei, peguei no telefone e pedi uma chamada para Mr. Considine, que era o chefe dos serviços. Disse-lhe que o meu fósforo dava uma chama azul ao ar livre e ele limitou-se a perguntar se eu não estava bêbado nem nada. Antes de desligar informou-me de que o incêndio que lavrava no monte Buller se dirigia para a minha zona e aconselhou-me a evacuar toda a gente que ainda se encontrava no vale e a procurar refúgio em local seguro."

Nevil Shute, O País Longínquo, p. 137, Editorial Minerva, Lisboa (sem data mas o original é de 1952)

Sem comentários: