Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




sexta-feira, 25 de setembro de 2009

o que as mulheres realmente querem

Um dia o Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda foram à caça na floresta de Inglewood mas, com o entusiasmo da caçada, o Rei Artur afastou-se dos companheiros e acabou por se perder na floresta. De repente descobriu que o seu corpo estava completamente congelado e não conseguia mover um músculo. Um cavaleiro com uma armadura toda negra aproximou-se e disse:

"Artur, estás em meu poder. Deste injustamente as minhas terras a Sir Gawain e por isso vais morrer, a não ser que descubras a resposta a uma pergunta que te vou fazer."

Artur descobriu que podia falar e perguntou: "Quem és tu e que pergunta é essa?"

"Eu sou Gromer Somer Joure [O Homem do Meio Dia]. Se quiseres salvar a tua vida tens doze meses para me trazer a resposta a esta pergunta: O que é que as mulheres realmente querem?" Repentinamente, assim como tinha aparecido, desapareceu e o Rei Artur descobriu que já se podia mover.

Voltou para a sua corte com o coração pesado. A única pessoa que lhe perguntou porque estava perturbado foi Sir Gawain e o Rei Artur contou-lhe o que tinha acontecido na floresta. Sir Gawain propôs que perguntassem a todas as mulheres o que é que elas mais desejavam e que recolhessem as respostas num livro. Fizeram isso e as respostas encheram um livro enorme mas nenhuma lhes parecia a verdadeira resposta.

Pouco antes do dia em que o Rei Artur tinha que ir ter com Gromer Somer Joure, montou no seu cavalo e embrenhou-se na floresta de Inglewood onde encontrou uma mulher terrivelmente feia e que além de parecer terrível, com ranho a pingar do nariz, orelhas de burro, e uma boca aberta com dentes amarelos, também cheirava muito mal. Ela parou ao pé do Rei Artur e disse que sabia a resposta certa e que podia salvar-lhe a vida, se ele concordasse com as condições dela. Dalguma maneira ela sabia o que se passava. Ele perguntou-lhe quais eram as condições e ela respondeu:

"Eu sou a Dama Ragnell e quero casar com um dos teus cavaleiros: Sir Gawain." O Rei Artur ficou horrorizado. Disse-lhe que não podia prometer-lhe Gawain sem o seu consentimento e que voltaria depois de falar com ele.

Sem hesitar, Gawain, o mais nobre dos cavaleiros, respondeu que casava com ela imediatamente, mesmo que ela fosse o diabo, se com isso salvava a vida de Artur. Artur voltou à floresta onde a Dama Ragnell estava à espera. Disse-lhe que Gawain concordava em se casar com ela, se a resposta dela fosse a certa, mas se fosse uma das outras que tinham recolhido não mantinha a promessa. Satisfeita com isto, ela deu a resposta a Artur.

No dia marcado, Artur montou para se encontrar com Gromer Somer Joure. Gromer apareceu de repente, como da primeira vez, exigindo a resposta à sua pergunta. Arthur deu-lhe o livro com as respostas que tinham recolhido. Gromer leu o livro, riu com um riso profundo, e disse a Artur que se preparasse para morrer.

Artur disse: "Espera, tenho mais uma resposta" e deu-lhe a resposta da Dama Ragnell. Gromer urrou de frustração! "Só a minha irmã é que te poderia ter dito isso! Que ela seja queimada no fogo do inferno pela sua traição! Vai-te embora Rei Artur, estás livre!"

Então, Arthur foi buscar a Dama Ragnell e levou-a para a corte. Quando a viu pela primeira vez Gawain pareceu atordoado, mas corajosamente consentiu casar-se com ela no dia seguinte. As damas da corte choraram ao saber que um cavaleiro tão valente e tão belo se ia casar com uma mulher tão hedionda e os cavaleiros estavam contentes por nenhum deles ter de se casar com ela.

Ragnell exigiu uma grande festa no castelo com todos os nobres presentes. Tinha o mais caro dos vestidos, mas as suas maneiras eram repelentes. Comeu grandes quantidades de alimentos com altos sorvos e arrotos e por vezes a comida escorria-lhe pelo queixo. Grande foi a pena que todos sentiram de Gawain naquele dia!

Quando a festa do casamento acabou o casal foi para a sua câmara. Lá, Gawain olhou para o fogo, relutante em tocar na sua noiva, até que ela lhe pediu um beijo. Corajosamente, ele deu-lho e encontrou uma mulher linda nos seus braços. Ficou atónito e estupefacto e, quando finalmente recuperou a fala, perguntou-lhe como podia isto ser. A dama disse a Gawain que o seu próprio irmão, o gigante Gromer Somer Jure, a tinha enfeitiçado e que o feitiço só poderia ser quebrado se o melhor cavaleiro do mundo tivesse a coragem de se casar com ela e dar-lhe um beijo.

"Tenho esperado com aquele aspecto até encontrar um homem suficientemente gentil para casar comigo. Agora podes escolher: eu posso ser bela de noite e feia de dia, ou feia de noite, e bela de dia. O que preferes?"

Gawain pensou um pouco, ponderando os acontecimentos que conduziram a este momento, e então ocorreu-lhe a resposta que devia dar.

"Eu não posso fazer essa escolha, decide tu."

Ela gritou de alegria, "Meu senhor, és tão sábio quanto és nobre e verdadeiro, já que me deste o que uma mulher realmente deseja: poder decidir à sua vontade. Nunca mais voltas a ver a velha bruxa horrenda, porque eu escolho ser sempre bela a partir deste momento. Descobriste a resposta para o enigma do meu irmão: o maior desejo de qualquer mulher é poder tomar as suas próprias decisões."

Assim, Gawain e a Dama Ragnell geraram Gyngolyn da Távola Redonda, um cavaleiro cheio de força e de bondade.

2 comentários:

Nivaldete disse...

Genial! e de todos os tempos! Bem achado... Abraços, Almrariada!

almariada disse...

Nivaldete, não sei porque é que este conto não é muito conhecido... ;)

um abraço