Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




terça-feira, 8 de setembro de 2009

Revista "Fagulha"

No final dos anos 60 a minha mãe foi trabalhar para o Ministério da Educação. Eu passava o dia numa instituição para crianças ali ao lado mas a minha mãe levava o almoço e eu almoçava todos os dias na secretária dela. Àquela hora não estava lá mais ninguém.

No mesmo corredor, mais ao fundo, havia uma sala com prateleiras cheias de números atrasados da revista "Fagulha" para onde eu gostava de ir. Lembro-me que havia tantas revistas diferentes que nunca acabaria de as ler.

Quando a minha mãe voltou a dar aulas tornei-me assinante e recebia a revista pelo correio. A chegada da "Fagulha" era um grande acontecimento.

Aqui há tempos lembrei-me disto e procurei a "Fagulha" na net mas não encontrei nada.

Encontrei hoje. Fiquei a saber que era publicada pelo Comissariado Nacional da Mocidade Portuguesa Feminina (julgava que era publicada pelo Ministério da Educação mas, claro, faz todo o sentido), que a Directora e Editora era Maria Alice Andrade Santos e que, naturalmente, deixou de ser publicada a seguir ao 25 de Abril. Dois anos antes tínhamos ido viver para Macau e nessa altura a minha mãe deve ter cancelado a assinatura.

Fiquei também a saber que era uma revista de Banda Desenhada. É claro que me lembro que tinha muitos desenhos mas a esta distância diria que era uma revista que tinha muitas histórias... :) Algumas eram em verso.

Deixo aqui esta capa desenhada por Guida Ottolini. É o nº 183, de 15-08-1965.

1 comentário:

QZ disse...

Recordar essas coisas dos tempos de criança é tão doce :)