Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




terça-feira, 22 de setembro de 2009

entre o Sol e o Oceano

A andorinha-do-mar-árctica (Sterna paradisaea) é uma ave com uma esperança de vida de cerca de 30 anos. Viaja do verão do Pólo Norte, onde nasce, para o verão do Pólo Sul todos os anos. Demora cerca de três meses a fazer a viagem e nesta altura, com alguma sorte, pode ser avistada das costas portuguesas. No final do verão antárctico as andorinhas do mar regressam ao árctico. Percorrem assim cerca de 35.000 km por ano e são os seres que vivem mais tempo ao Sol. Vivem quase sempre no mar, excepto para fazer o ninho e criar os filhotes. Conhecem e são conhecidas em todos os oceanos da Terra.

No site Sila há uma enciclopédia sobre o Árctico, onde também se encontra informação sobre a andorinha-do-mar. Este site sobre o ambiente e a cultura Inuit é produzido pelos Inuit.

Sila é uma palavra intraduzível. Quer dizer, ao mesmo tempo, atmosfera, tempo e ambiente mas como unidade viva que integra, é dinâmica e interactiva. Esta tentativa de explicação está provavelmente ainda longe do que o povo Inuit entende por Sila...

Sem comentários: