Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




segunda-feira, 15 de setembro de 2008

COMO DIRIGIR-NOS AOS GATOS

Vós já haveis lido acerca de muitas espécies de gato

E agora a minha opinião é a de que

Não precisais de intérprete

Para compreender o seu carácter.

Haveis aprendido o suficiente para verem

Que os gatos são muito parecidos convosco e comigo

E com outras pessoas que encontramos

Possuídas por várias espécies de espírito.

Pois algumas são sãs e outras são loucas

E algumas são boas e outras são más

E algumas são melhores, outras são piores –

Mas todas podem ser descritas em verso.

Haveis visto os gatos tanto no trabalho como em jogos,

E haveis aprendido os seus correctos nomes,

Os seus hábitos e o seu habitat:

Mas

********Como nos devemos dirigir a um gato?

(...)

Para ler o resto:

T. S. Eliot, Antologia Poética, p. 104, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1988

4 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

Pois eu gosto muito das linguas e adoro submerger-me num ambiente linguistico,ou seja nao me importa nada nao falar a minha lingua materna durante algum tempo MAS con gatos de qualquer origem e nacionalidade SEMPRE falo alemao :))

PS: adoro os gatos !

QZ disse...

Os gatos são mesmo assim, animais de bom gosto, muito finos. São a espécie "gentleman" dos animais :)

almariada disse...

T. S. Eliot é um grande poeta. Conheço os "Quatro Quartetos" há muito tempo, mas não conhecia esta obra sobre gatos. Embora a tradução não seja excelente, é bom saber que alguns poemas estão traduzidos para português.

Eu também falo português sempre que não sabemos uma língua comum. Na Hungria, por exemplo... e resultava - como com os gatos ;) Os Húngaros também são bastante gentleman... ;)

QZ disse...

Conheci o TS Eliot pelo "Quarta-feira de Cinzas". Poesia é sempre muito complicado de traduzir.