Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




sexta-feira, 17 de outubro de 2014

as árvores que fugiram a rir

«-Sim, Toby. É um recurso engenhoso para o qual apelam os ladrões quando se vêem perseguidos de perto. Ocultam as roupas que vestem num ervaçal e colocam-se, como vês, erguendo os braços, depois de empunhar alguns ramos. Os perseguidores passam longe, tomando-os por verdadeiras árvores.
-Parece incrível! - confessou Toby, admirado
-Conta-se a tal propósito uma anedota deveras engraçada. Encarregaram um oficial, teu compatriota [inglês], de exterminar certo bando de malfeitores que infestava o Bheel. Uma tarde em que seguia as pegadas dos bandidos, encontrou-se inopinadamente, com os soldados que comandava, ante um grupo de árvores de ramos secos e nus. Um tanto surpreendido ao ver árvores secas entre outras de verde e esplêndida ramaria, mandou fazer alto e, para limpar o suor, pendurou o capacete num dos galhos de tais árvores. E sabes o que era?
-Não...
-O braço de um bandido!
-Essa é dura de roer!
-É absolutamente verídico. Os ladrões foram descobertos, porque não puderam sofrear o riso ao verificar a boa fé do oficial, que ficou estarrecido de assombro ao ver fugir as árvores com o capacete!»

Emílio Salgari, a "montanha de luz", Nº1 Colecção SALGARI, 6ª Edição, Romano Torres, Lisboa, 1981

A montanha de luz (La montagna di luce) faz parte das Aventuras na Índia e foi publicado pela primeira vez em 1902. A imagem é de um filme italiano de 1965 inspirado neste livro e com o mesmo nome. 

Sem comentários: