Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




terça-feira, 12 de julho de 2011

os mercados

Os mercados querem dinheiro para cocaína e prostitutas. Estou a ser mortalmente sério.
A maioria das pessoas não percebe que "os mercados" são na realidade licenciados em gestão entre os 22-27 anos, a cozinhar freneticamente estratégias de negócios caóticas em folhas excel e a fazer relatórios para chefes talvez 5 anos mais velhos que eles. Além disso, geralmente têm a mentalidade e provavelmente a inteligência dos estudantes do primeiro ciclo da escola secundária. Sem conhecer estes factos básicos, nada faz sentido acerca dos mercados - e sabendo, percebe-se tudo.

O que os mercados, obrigações e especuladores, etc., querem agora é que a Irlanda lhes dê o que querem para se sentirem bem, mais nada. Um único orçamento rápido e decisivo faria isso; um plano de quatro anos não. Ou já se terão reformado ou terão sido promovidos a posições em que já não querem saber da Irlanda. Quem quer que se importe será um grande especulador procurando espremer o país para tirar grande lucro.
Em vez de um orçamento como deve ser, o que o país pode fazer - e que vai funcionar - é subornar os sócios gerentes e os administradores das agências de "rating" para darem uma avaliação mais alta ao país. Mesmo alguns milhões gastos para aumentar o "rating" da Irlanda salvariam milhões e possivelmente salvavam o país.
Pão e circo para as massas, cocaína e prostitutas para os mercados. Isto pode obviamente ser considerado anti-ético, mas uma vez que todo o sistema é anti-ético, sem princípios e de qualquer modo já está caótico, porque não explorar o facto para fazer algum bem à nação em vez de levá-la à bancarrota no esforço de comprar novos BMWs para solteiros de 25 anos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

tradução do Comentário (em inglês) de "ObsessiveMathsFreak" deixado no post "O que querem os mercados" (What do markets want) do website "A Economia Irlandesa" (The Irish Economy) no dia 28 de Outubro de 2010 às 5.40h da tarde e publicado dois dias depois no "The New York Times"

a imagem veio daqui

Sem comentários: