Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




terça-feira, 14 de outubro de 2008

A gaiola - parte I

Um comerciante tinha um papagaio cheio de dons. Um dia ele decidiu ir à Índia e perguntou a toda a gente da sua casa que presente queria que ele trouxesse da viagem. Quando ele perguntou ao papagaio, este respondeu:

"Na Índia, há muitos papagaios. Vai visitá-los por mim. Conta-lhes como é a minha situação, esta gaiola. Diz-lhes: «O meu papagaio pensa em vocês e tem muitas saudades vossas. Manda-vos cumprimentos. Será justo que ele seja prisioneiro enquanto vocês voam no jardim das rosas? Ele pede-vos que pensem nele quando esvoaçarem, alegres, entre as flores.»

Quando chegou à Índia, o comerciante foi a um lugar onde havia papagaios. Mas, quando ele lhes transmitiu os cumprimentos do seu próprio papagaio, um deles caiu no chão, sem vida. O comerciante ficou muito surpreendido e pensou:

«Isto é muito estranho. Causei a morte a um papagaio. Não devia ter transmitido esta mensagem.»

Depois, quando acabou de fazer as suas compras, regressou a sua casa, com o coração cheio de alegria. Distribuiu os presentes que trazia pelos seus criados e pelas suas mulheres. O papagaio pediu:

«Conta-me o que viste para que eu também fique contente.»

A estas palavras, o comerciante começou a lamentar-se e a exprimir o seu arrependimento.

«Diz-me o que aconteceu, insistiu a ave. Porque estás tão triste?»

(continua amanhã)

1 comentário:

QZ disse...

Oh, fiquei curioso de ler o resto :)