Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Vespa colorida

Hedychrum niemelai

Só vi uma, uma vez em Évora. Estava no chão e em risco de ser pisada. Consegui que subisse para a contracapa de um livro que levava comigo e levei-a para um canteiro onde achei que estaria mais segura.

Nessa altura andava a estudar filosofia e a ler Descartes e as suas ideias sobre os animais máquinas que me irritavam. Este bichinho tão lindo pareceu-me ter vindo sossegar-me sobre a vida. Que a contracapa do livro tivesse servido para o levar também me pareceu uma linda ironia do destino.

Até hoje ignorava que bichinho era. Hoje encontrei-o no Twitter na conta do Museu de História Natural de Oxford, no Reino Unido:

(MuseumNaturalHistory
‏ @morethanadodo

(Despite its exotic appearance, this Ruby-tailed Wasp (Hedychrum niemelai) was collected locally at Shotover Park, Oxfordshire. You might see one scurrying over walls or tree trunks, April to September. Its concave abdomen allows it to curl into a protective ball if threatened.)

A fotografia está em http://www.naturephoto-cz.com/hedychrum-niemelai-photo_lat-17326.html. 

Sem comentários: