Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)
Rumi
A vela do navio do ser humano é a fé. Quando há uma vela, o vento pode levá-lo A um lugar após outro de poder e maravilha. Sem vela, todas as palavras são ventos.
Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI
domingo, 22 de junho de 2014
tentativa de ensaio
cheguei à conclusão provisória de que a História é escrita pelos escritores - os vencedores analfabetos não passam à História e os vencidos que escrevem não se dão por vencidos - se mudar de ideias digo :)
Olá! Li sua postagem, e fiquei pensando no caso dos analfabetos que tem sua história escrita pelos outros (se bem que o escrito pode ser modificado para um lado ou outro), ou, ainda, nos tempos de hoje, a gravação da história deles, ou ainda, a transmissão das histórias deles por via oral (história oral, tão criticada pelos positivistas, que pode sofrer modificações perante as ideologias). Penso que uma forma mais fidedigna ao pensamento do autor (analfabeto ou não) seria as gravações mesmo, contínuas e não editadas. Quanto aos "vencedores" alfabetizados e analfabetos, e "perdedores" que escrevem e não se dão por vencido, penso que de fato é um ponto acertado.
2 comentários:
Olá!
Li sua postagem, e fiquei pensando no caso dos analfabetos que tem sua história escrita pelos outros (se bem que o escrito pode ser modificado para um lado ou outro), ou, ainda, nos tempos de hoje, a gravação da história deles, ou ainda, a transmissão das histórias deles por via oral (história oral, tão criticada pelos positivistas, que pode sofrer modificações perante as ideologias).
Penso que uma forma mais fidedigna ao pensamento do autor (analfabeto ou não) seria as gravações mesmo, contínuas e não editadas.
Quanto aos "vencedores" alfabetizados e analfabetos, e "perdedores" que escrevem e não se dão por vencido, penso que de fato é um ponto acertado.
muito obrigada pela atenção Sílvio, é bom saber que há mais quem se interesse por estes assuntos :)
Enviar um comentário