Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




quinta-feira, 2 de maio de 2013

Nossa Senhora dos Altos Céus

Nossa Senhora dos Altos Céus é honrada em diferentes lugares. Na Lousa atribuem-se-lhe pelo menos três grandes milagres desde o séc. XVII, ler aqui. A fotografia é da festa de Maio de 2010, ver aqui.

2 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

Só uma pequena precisão: a Senhora dos Altos Céus pertence a Lousa Distrito de Castelo Branco e não a Lousã Distrito de Coimbra.
É uma festa antiga, muito mais que a memória dos gafanhotos de 1640 regista. Se os gafanhotos são dessa altura com certeza eram castelhanos e fariam razia certa naquelas terras da raia fronteiriça.
Onde há flores e fitas coloridas danças com virgens por um lado e danças de mancebos por outro é quase certo que a antiguidade é entre o séc. I e IV anterior ao cristianismo ou ainda anterior à romanização: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_dos_Homens
A “genebres” utilizada na festa é um xilofone raro e tão precioso que no museu de etnologia apenas existe uma cópia pois o original mantem-se na Lousa. Sendo usado ao estilo de um reco-reco: http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/videos/genebres-e-viola-beiroa/

almariada disse...

Muito obrigada, Luis Filipe Gomes, já emendei para Lousa. Muito obrigada pela atenção :)
Um abraço