Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




quarta-feira, 3 de agosto de 2011

é fácil regressar à vida selvagem

"O facto de os cavalos terem sido domesticados antes de serem reintroduzidos importa pouco do ponto de vista biológico. Na verdade, a domesticação pouco os alterou, como podemos ver pela rapidez com que os cavalos regressam aos antigos padrões de comportamento na natureza.

Consideremos este exemplo. Para todos efeitos e objectivos o cavalo selvagem Mongol (E. przewalskii, ou E. caballus przewalskii) desapareceu do seu habitat na Mongólia e China do Norte há cem anos. Sobreviveu apenas em Jardins Zoológicos e Reservas. Isso não é domesticação no sentido clássico, mas é cativeiro, com tratadores a fornecer comida e veterinários a prestar cuidados de saúde. Depois animais excedentes foram libertados durante os anos 90 do séc. XX e agora voltaram a ocupar uma parte do seu território nativo na Mongólia e na China."

tradução de parte do artigo "A História Surpreendente dos Cavalos Selvagens Americanos" (The Surprising History of America's Wild Horses) de Jay F. Kirkpatrick e Patricia M. Fazio, 24 July 2008

fotografia aqui

Sem comentários: