Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




segunda-feira, 30 de setembro de 2013

As doze cadeiras

"As doze cadeiras" é uma novela satírica de Ilya Ilf e Evgeny Petrov publicada em 1928. Ilf e Petrov eram naturais de Odessa e um dos monumentos emblemáticos da cidade é uma cadeira de bronze que honra este livro e os seus autores.

"As doze cadeiras", com este ou com outros títulos, tem sido adaptado ao cinema um pouco por todo o mundo. O filme russo mais popular foi realizado em 1971 por Leonid Gaidai e está no canal do Youtube da Mosfilm.

Esta é uma imagem da segunda parte: um poeta anda a tentar vender um poema a revistas especializadas noutros assuntos que não a poesia. Consoante a especialidade da revista ele adapta o poema. Este é o escritório de uma revista dedicada aos problemas da juventude: "Noiva e Noivo". Ele acaba de declamar os primeiros versos: "Gavrila era um marido infiel. Gavrila era infiel à mulher." e pede-lhe a opinião. Ela diz que é bom, mas não é muito bom, porque ele está a descrever uma situação irreal que não é pedagógica, não é realista: "Onde é que já viu maridos infiéis? Eu nunca vi um marido infiel".

Sem comentários: