Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




segunda-feira, 21 de junho de 2010

banhos medievais

Porque aprendi que na Idade Média os cristãos não tomavam banho fiquei surpreendida quando, a ler o Cavaleiro de Lagardére (Le Bossu, publicado em 1857) de Paul Féval, me deparei com isto:

"Era uma janela baixa, situada justamente por baixo da ponte fixa, que substituíra desde há muito tempo, a ponte levadiça. Esta janela estava fortemente gradeada de ferro e dava claridade para as casas de banho de Caylus, enorme sala subterrânea que conservava os restos da sua antiga magnificência, pois sabe-se que na Idade Média - e principalmente nas regiões do Midi - era grande o luxo dos banhos."

Paul Féval, Lagardère, 1 - O Juramento, Edições Romano Torres, Lisboa, 1982

Pesquisando na net encontrei as imagens e ainda esta magnifíca citação de S. Tomás de Aquino:

"Depois de indicar a tristeza como o estado da alma mais prejudicial à saúde, Tomás de Aquino enumera os remédios: o prazer, o sono, as lágrimas, os banhos (Suma Teológica, I-II, q. 38)"

Martin Blais, Sacré Moyen Âge, Les Éditions Fides, (1997), Capítulo 11, p. 89

Parece que, afinal, na Idade Média toda a gente tomava banhos públicos, inclusivé mistos, e foi o Renascimento que "moralizou" os costumes e acabou com o divertimento dos banhos, públicos e até privados...

14 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

Aha ! Eu tambem tenho aprendida que nao era nada comun na epoca tomar banhos.Até consideravam-se insaudaveis. Sera no sul da Franca a influencia arabe .... porque na corte de Louis XIV por exemplo nao se banhava ninguem.

almariada disse...

Pois é, Wolkengedanken, tens que actualizar os teus conhecimentos! :)
Luis XIV não é medieval - nasceu no séc. XVII e morreu no séc. XVIII - mas tinha uma sala de banho com duas banheiras! ;)
e até recebia no banho! tens que ir a Versalhes! os quartos tinham uma salinha de banho anexa! ;)

http://fr.wikipedia.org/wiki/Us_et_coutumes_%C3%A0_la_cour_de_Versailles

um abraço!

Nivaldete disse...

Certo, Almariada. É como acreditar também que na Idade Média só se rezava e se cantavam hinos... Pastores, lavradores, fiandeiras, arteãos, açougueiros cantavam seus cantos de trabalho, de casamento, etc. E dançavam e bebiam. E os poetas Goliardos? Eram clérigos e estudantes de vida ostensivamente desregrada, amantes do vinho e dos prazeres da vida. Satirizavam tudo e todos. Carl Orff musicou os "Carmina Burana", deles.
Uma amostra:
"Faço votos de morrer na taberna,/
Ali onde o vinho está mais próximo da boca do moribundo./
E o coro dos anjos descerá cantando:/
'A este bom beberrão seja Deus clemente'"

Quem quiser saber mais, pode acessar:
http://portalrosabeloto.sites.uol.com.br/site_rosa_beloto/19.htm
Há outros sites.

-----
Gostei das recomendações de Sto. Agostinho. Eu acrescentaria'bons aromas, caminhadas, conversar com quem temos afinidade'...

Post muito bom, Almariada! Um abraço, querida.

Nivaldete disse...

Ah, uma correção: Tomás de Aquino, e não Sto. Agostinho.
Um lapso...

WOLKENGEDANKEN disse...

Tens razao :)) Eu naturalmente sabia que o Louis XIV nao era medieval, mas pensei que no seu tempo as coisas ainda nao tinham mudado muito. Tens a certeza que estos banhos nao sao mais modernos, nao sei, do tempo do numero XVI por exemplo. Mas vou la ver o link .....

almariada disse...

Nivaldete e Wolkengedankes, fico muito contente por estarmos a aprender umas com as outras! :)

(((abraços)))

teresa disse...

Interessante post, almariada. A Idade Média realmente surpreende-nos. Não apreciadora de rótulos e tendo dedicado um tempinho da minha existência (já algo longa) por motivos de estudo e gosto pessoal a leituras sobre a época, não me parece muito pacífica a designação de Idade das Trevas porque as coisas não são nem nunca foram redutíveis ao «preto e branco». Por outro lado, quem coloca o Renascimento nos píncaros (com todas as suas virtudes e progresso inegáveis) nunca imaginaria uma certa "fobia" à água e ao sabão, embora conste que os perfumes e essências disfarçavam muita ausência de limpeza:)

almariada disse...

olá teresa!
sim, foi precisamente isso que me surpreendeu - donde se vê que o que julgamos saber não vale nada - o Renascimento é que foi moralista, não a Idade Média.
Sendo certo que a imagem negativa da Idade Média é Renascentista...
Também me surpreendeu que Paul Féval, em meados do séc. XIX, soubesse que na Idade Média os banhos eram luxuosos e depois tinham desaparecido!

Enfim, ainda bem que podemos continuar a aprender!

Um grande abraço e obrigada pelo interesse! :)

Aurora disse...

Lembro-me de ter feito um poster para a feira medieval do Redondo, e ter desenhado um par de namorados e que a minha professora de Educação Visual me disse que naqueles tempos medievais ninguém manifestava carinho em público.

Será que é verdade? Ou isso é uma ideia que a inquisição ou mesmo o estado novo quiseram fazer passar das "boas práticas" do nosso passado?

Sendo a Idade Média uma época em que Portugal albergou cristãos, judeus e muçulmanos numa tolerância religiosa que só voltou a acontecer nos últimos 100/200 anos, só dá que pensar... "que modernos, estes antigos!"

almariada disse...

Pois é Aurora, o que se pensa e escreve sobre o passado, e os diferentes passados, também tem muito que se lhe diga!
Com esta troca de impressões também me lembrei da Inquisição Renascentista!
Quanto à tolerância religiosa... a II Guerra Mundial foi há 70 anos e a guerra na ex-Jugoslávia há 18... :(
E, sim, somos modernos desde a Renascença que, paradoxalmente, queria ser Clássica! :)
E é verdade que os filósofos clássicos, embora esteja a pensar concretamente em Platão, foram bastante moralistas...
Fico mesmo contente por este post ter suscitado tanto interesse e gerado tanta reflexão!
Obrigada pelo comentário,
beijinhos! :)

almariada disse...

Nivaldete, segui o teu link e entre outras coisas interessantes encontrei a tradução da letra da canção "Oh, Fortuna" de Carl Orff e fiquei muito contente com este achado! :)
Obrigada! Beijinhos!

WOLKENGEDANKEN disse...

Tambem nao se pode falar da Idade Media assim em geral porque sao mais de 700 anos e tambem uma diversidade de culturas europeias e na Peninsula Iberica a cultura arabe ....

almariada disse...

Sim, sim, claro, Wolkengedanken, há muitas diversidades incluidas no termo geral de Idade Média na Europa... e os árabes não estiveram só na Península Ibérica...
claro que este assunto tem "pano para mangas" :)

obrigada pelo contributo!
um grande (((abraço)))

almariada disse...

estava agora a pensar que o termo Europa foi mal escolhido... a Idade Média começa com a queda do Império Romano que incluía o Norte de África e o Médio Oriente... e não incluía o norte da Europa...
claro, as definições levantam sempre problemas...
mas o assunto aqui eram os banhos e ficámos a saber que a história de não tomar banho foi ali entre os sécs. XV e XVII...
embora não tenha referido isso no post nem nos comentários, um dos factores determinantes foi a Peste... a promiscuidade nos banhos e a associação ao contágio deu força aos argumentos moralistas...