Esta história é dos Irmãos Grimm e chama-se "Der süsse Brei" em alemão. Como não a conheço traduzida para português, vou chamar-lhe "Doces papas de aveia" a partir da tradução para inglês:
Era uma vez uma menina pobre mas boa que vivia sozinha com a mãe e já não tinham nada para comer. Por isso a criança foi para a floresta, e aí uma velhinha que sabia do seu desgosto encontrou-a e ofereceu-lhe uma panelinha que quando ela lhe dizia: "Cozinha, panelinha, cozinha" cozinhava boas, doces papas de aveia, e quando ela dizia: "Pára panelinha" deixava de cozinhar.
A menina levou a panelinha para casa e deu-a à mãe. Agora estavam livres da sua pobreza e fome e comiam doces papas de aveia sempre que queriam. Uma vez, quando a menina tinha saído, a mãe disse: "Cozinha, panelinha, cozinha" e a panelinha cozinhou. Ela comeu até ficar satisfeita e então quis que a panelinha parasse mas não sabia as palavras.
Então a panelinha continuou a cozinhar e as doces papas de aveia transbordaram e ela continuou a cozinhar até a cozinha ficar cheia e depois toda a casa, e depois a casa a seguir, e depois toda a rua como se quisesse matar a fome do mundo inteiro e houve o maior desespero mas ninguém sabia como acabar com aquilo.
Por fim quando já só faltava encher uma casa a menina voltou e disse "Pára panelinha" e a panelinha parou de cozinhar e quem quisesse voltar para a cidade tinha que comer o seu caminho de volta.