Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




quarta-feira, 30 de julho de 2008

Socialismo europeu

«Esqueça o modelo de "socialismo" nos moldes românticos da idéia original (acho que o mais próximo disso hoje é a Europa!). Na China, é capitalismo selvagem. Te cuida, malandro!» Juliana Vale

Vale a pena ler todo o artigo da jornalista brasileira Juliana Vale sobre Pequim e a China nas vésperas dos Jogos Olímpicos :)

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os peixes nas árvores

"Quem vê o céu na água vê os peixes nas árvores" provérbio chinês.
Se alguém quiser fazer um desenho para ilustrar este provérbio... eu não sei se consigo, mas acho que pode ser muito giro!

Hoje - 22 de Novembro de 2011 - encontrei uma fotografia aqui

domingo, 27 de julho de 2008

Doenças e desgostos

Os desgostos e as doenças curam-nos de qualquer coisa, em último caso curam-nos da vida.

Provérbio ucraniano: Біда помучить і мудрості научить. (O mal atormentará e ensinará a sabedoria.)

sábado, 26 de julho de 2008

Shakespeare

Thank you so much Lynda to let me have this in my blog! :)

Gosto de teatro, gosto de Shakespeare e gosto mesmo muito deste trabalho!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Verdade e coisas

Se o mundo e as coisas do mundo, aquilo que se manifesta, surgem de algo a que têm sido dados muitos nomes e a que podemos chamar verdade, então, talvez possamos dizer que as manifestações são erros que manifestam a verdade oculta. Se pensarmos que tudo o que existe são erros talvez nos libertemos da angustia de não compreender, pois como poderíamos nós compreender? Não acho que isto esteja bem dito.

Os erros são manifestações da verdade. Era isto que queria dizer mas será que é compreensível? Tavez se compreenda melhor tendo em atenção que:

"Quando tentamos discernir alguma coisa em si mesma, descobrimos que está ligada a tudo o resto no universo" John Muir

Ou seja: cada erro faz parte de um nexo que o trancende. Chamar-lhe erro é como chamar-lhe coisa.

Provavelmente continua a não estar bem dito... :)

Descobri um provérbio ucraniano excelente:

*Все минеться, одна правдa лишиться. (Tudo passará apenas a verdade se mantém).

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Trembita

O instrumento de sopro "trembita" chega a ter 4m de comprimento e pode ser ouvido a 10 Km de distância. É (ou foi e talvez ainda volte a ser) usado pelos ucranianos nas montanhas dos Cárpatos para anunciar acontecimentos importantes.

Dogmas e poluição

Talvez não seja possível dizer verdades. Talvez dizer seja sempre uma actividade parcial e relativa que, se tomada como verdade, produz dogmas. Os dogmas, quer sejam afirmados quer sejam negados, estão provavelmente igualmente longe da verdade... isto já é suficiente para almariar uma pessoa! ;)

Bom, estava a pensar sobre "A abolição do trabalho" na medida em que tanto a obrigação como a proibição do trabalho podem ser dogmas assustadores.

E estava também a pensar sobre "A abolição do trabalho" na medida em que a ideia tão forte de que as pessoas têm a obrigação de produzir seja lá o que for para terem o direito de se alimentar - quem não trabalha não come - tem produzido tanto lixo, que não se sabe o que se lhe há-de fazer. Nomeadamente o lixo electrónico, os computadores, telemóveis, etc. que estão continuamente a ser substituídos por outros melhores, criam tanto lixo electrónico... que o trabalho de recolher, armazenar ou reciclar lixo aumenta também, mantendo o dogma, aumentando a poluição e permitindo escrever isto e que isto seja lido.

Agostinho da Silva chamou a atenção para o facto de que, mais que uma sociedade de consumo, contra a qual parece haver unanimidade no dizer - que não no fazer, porque gostamos de consumir - vivemos numa sociedade de produção. Será que se pode dizer que contra a sociedade de produção há unanimidade no "fazer" (ou melhor: "não fazer") - isto é: ninguém quer fazer nada mas tem que ser, etc. - mas não no dizer? Porque é virtuoso dizer mal do consumismo mas não do producionismo?

Salva-nos da confusão a ideia de que tudo isto é sonho, é nada a fingir de coisas... ;) Será possível ficar ainda mais almariada? ;)

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Espírito

A sós, uma pessoa sente-se com os pensamentos às vezes alegre, às vezes triste, às vezes angustiada ou outra "coisa" qualquer. Também se sente assim com as outras pessoas, mas com elas a conversa distrai e esquece-se o espírito. A leitura também distrai, ou ver filmes, ver teatro, ouvir música, navegar na internet, fazer qualquer coisa que exija concentração. Parece que o mundo é exterior e ele é que existe, mas no limiar do sono só há o espírito e, para lá de adormecer, nem isso. Cada dia se desaparece, cada dia se acorda de nada ou de sonhos, mais ou menos... almariada.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Restrições da China

"Cyrano" foi viver para a China e escreveu no último post do seu blog de Macau:
"do continente chinês, não consigo aceder aos blogs alojados em servidores que não sejam chineses... restrições da China. Mas posso entrar na minha área e escrever este último post." Num outro blog, de Mei Yah, uma jovem filipina que foi conhecer Macau, ela conta que as pessoas que fugiram de Myanmar e foram viver para Macau celebram há 13 anos o Festival da Água. Eu também gostava de ir a Macau lavar os meus pecados! ;)

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Descarregar o orgulho

Veja aqui alguns exemplos de tentativas inúteis de evitar partilhas de ficheiros e downloads ilegais e também porque é necessário saber piratear para ter acesso ao que foi legalmente adquirido... ;) O que me levou a pensar que é engraçado que "os homens" que nem sequer conseguem controlar as suas próprias criações continuem convencidos que podem controlar o que nem sequer foi criado pelos "homens", como o clima da Terra, por exemplo... (Ponho homens entre aspas porque não são todos os homens nem apenas os homens...)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

O acaso e o deserto

Duas citações de Balzac: "As pessoas que querem realmente alguma coisa são quase sempre bem servidas pelo acaso." e "O deserto é Deus sem os homens."

quarta-feira, 2 de julho de 2008

O homem é um sonho feminino

"o homem é uma fantasia da Natureza, um capricho de mulher, um sonho feminino" Teixeira de Pascoaes, "O Homem Universal", Assírio & Alvim, 1993, p. 76