A moda é um fenómeno cultural cuja essência é a mudança.
Os estudos antropológicos e etnográficos, ao ignorarem a moda, descrevem os hábitos e costumes dos povos como se estes fossem permanentes. O que não deixa de ser curioso quando pensamos que a antropologia e a etnologia estão ligadas à ideia de evolução, considerando primitivos os povos estudados.
A fotografia é de um esqueleto pré-hispânico encontrado no México.
Pois é! Parece algo de hoje, da chamada pós-modernidade... E as tatuagens, tão em moda atualmente? O Homem da Neve tinha muitas... Os egípcios também se tatuavam.
ResponderEliminarA propósito desses assuntos, adicionei um blog sobre cultura indígena. É o Criança do Futuro, na barra lateral.
Peço desculpas por ter postado o seu comentário sem pedir permissão..., embora, em todo caso, ele estivesse disponível. Perdoe-me pelo susto que teve. Só achei que complementaria muito bem a postagem...
ResponderEliminarAté os deuses da antiguidade clássica sofriam metamorfoses.
ResponderEliminarÉ curioso que numa altura em que a teoria da evolução das espécies já não é considerada válida como explicação para a evolução do homem, por uma boa parte dos cientistas contemporâneos, se continue a considerá-la uma premissa base.
Oh Nivaldete! Não há que pedir desculpas! :)
ResponderEliminarFoi um susto engraçado! :)
Vou dando uma olhadela no Criança do Futuro.
Bem hajas!
L, não me parece que a teoria da evolução das espécies já não seja considerada válida, mas felizmente já não se aceita a tese do "homem primitivo".
ResponderEliminar