terça-feira, 7 de outubro de 2008

Porque é que os ciganos estão espalhados pelo mundo

Isto passou-se há muito tempo.

Um cigano e a sua família andavam em viagem. O seu cavalo estava pele e osso e pouco firme nas pernas e à medida que a família cigana ia aumentando era-lhe cada vez mais difícil puxar a pesada carroça. Em breve a carroça ficou tão cheia de crianças aos trambolhões que o pobre cavalo mal conseguia arrastar-se pelo caminho às covas.

A carroça lá ía aos tombos, ora tombando para a esquerda, ora para a direita, tachos e panelas a caír, e uma vez por outra uma criança descalça era atirada ao chão de cabeça.

Não era tão mau à luz do dia, pois podiam ir apanhar as panelas e as criancinhas; mas no escuro não se viam. Aliás, quem é que era capaz de fazer as contas a uma tribo daquelas? E o cavalo lá seguia, penosamente.

O cigano deu a volta à Terra e onde quer que fosse deixava ficar um filho: mais um, e mais um, e mais um.

E foi assim, estão a ver?, que os ciganos se espalharam pela Terra.

Contos Populares Ciganos, Diane Tong, Editorial Teorema, 1998

6 comentários:

  1. Que triste !! geralmente os contos populares sao mais positivos ou pelo menos falam de algumas qualidades excepcionais das pessoas, mas isso é extremamente triste. Como alias toda a historia deste povo. ( um e-mail destos longuissimos esta em preparacao ) :))

    ResponderEliminar
  2. Não sei se é propriamente triste, os ciganos têm o seu próprio sentido de humor... :)

    Conheci uma rapariga que não era cigana mas conheceu um cigano, casou com ele e foi viver com a família dele. Tornou-se tão cigana como qualquer outra. Hoje, vinte anos depois, ninguém diria que ela não nasceu cigana.

    ResponderEliminar
  3. Como é que sabes que uma mulher é cigana?

    Na República Checa, numa cidade de que já não me lembro o nome, havia muitos ciganos, exactamente iguais aos portugueses, em tudo, até mesmo no sotaque, embora não falassem português mas checo (suponho).

    Tudo quer dizer a maneira de vestir, pentear os cabelos, os gestos, a maneira de andar, de olhar... :)

    ResponderEliminar
  4. E um tema que me interessa. E que eu tenho uma bis-bis avo cigana da Hungria .... Hoje em dia muitos ciganos ou politicamente correcto: roma pelo menos no meu paius vivem e vestem e trabalham como qualquer outra pessoa. E infelizmente em muitospaises do Leste Romania, Bulgaria, Hungria onde os roma vivem em ghettos indecentes .....

    um muito bom dia ( o e-mail ainda esta em preparacao :)) é que nao tenho tempo porque há muito trabalho e tambem vou para Portugal a proxima semana....

    ResponderEliminar
  5. "vivem e vestem e trabalham como qualquer outra pessoa"... e isto não te parece triste? Eu gosto de ver passar os ciganos nas suas carroças, como os da fotografia. :) Na verdade tenho inveja... :)

    ResponderEliminar