Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




segunda-feira, 30 de setembro de 2013

As doze cadeiras

"As doze cadeiras" é uma novela satírica de Ilya Ilf e Evgeny Petrov publicada em 1928. Ilf e Petrov eram naturais de Odessa e um dos monumentos emblemáticos da cidade é uma cadeira de bronze que honra este livro e os seus autores.

"As doze cadeiras", com este ou com outros títulos, tem sido adaptado ao cinema um pouco por todo o mundo. O filme russo mais popular foi realizado em 1971 por Leonid Gaidai e está no canal do Youtube da Mosfilm.

Esta é uma imagem da segunda parte: um poeta anda a tentar vender um poema a revistas especializadas noutros assuntos que não a poesia. Consoante a especialidade da revista ele adapta o poema. Este é o escritório de uma revista dedicada aos problemas da juventude: "Noiva e Noivo". Ele acaba de declamar os primeiros versos: "Gavrila era um marido infiel. Gavrila era infiel à mulher." e pede-lhe a opinião. Ela diz que é bom, mas não é muito bom, porque ele está a descrever uma situação irreal que não é pedagógica, não é realista: "Onde é que já viu maridos infiéis? Eu nunca vi um marido infiel".

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Eufrosinia Kersnovskaya

"Nós temos lutado, passado fome, sofrido muito durante 23 anos para levar a liberdade aos trabalhadores do mundo inteiro. Mas vocês aqui fazem salsichas e pão branco!"

"Nós pedimos-lhe que passasse fome durante 23 anos para nos libertar de salsichas e pão branco?"

Eufrosinia Kersnovskaya (1908-1994) nasceu em Odessa numa família da nobreza russa. A revolução expulsou-as de casa, a ela e à mãe, e ela foi enviada para trabalhos forçados.

Libertada em 1953, escreveu e ilustrou as suas memórias em 12 álbuns dos quais fez três cópias.

Este é um dos 680 desenhos.  

Parcialmente publicada em 1990, a obra completa em seis volumes "Quanto vale uma pessoa?" foi publicada na Rússia em 2006. 

O site dedicado a Eufrosinia Kersnovskaya está em russo e inglês, tem a obra na íntegra, informações e fotografias.

Este desenho é do primeiro álbum, segunda secção. Está aqui.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

escultura de fogo

Ialta, 23 de Setembro de 2013, cerâmica

ver aqui

No site do artista-ceramista Andrei Sobyanin (Poltava, Ucrânia)

www.sobyaninceramics.com

pode ver-se como estas esculturas de fogo são criadas.

A técnica é complexa mas pode descrever-se brevemente como: a peça é moldada directamente sobre um forno de tijolos refractários. É envolvida em mantas de isolante térmico. O forno é aceso e espera-se até atingir mais de 1.000ºC, então retiram-se os isolantes.

Ver aqui.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Imagine

Almaty (antes Alma-Ata) foi a capital e continua a ser a maior cidade do Cazaquistão. Tem muitos monumentos que estão reunidos na Wikipedia em russo (ru.wikipedia.org) e podem ser vistos aqui. Um dos mais recentes é o monumento aos Beatles que foi inaugurado em 2007 na montanha. Esta fotografia encontrei-a aqui.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

parar

uma senhora que passou na rua agora mesmo (não a vi, só ouvi) "parar só quando morrermos e mesmo assim não sei se paramos ou não"

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

VITAS - Xadrez

Cascais, 2013

Um dos jovens é ucraniano, os outros são russos e gostam de subir a lugares vertiginosos (ou descer a lugares subterrâneos de difícil acesso) e tiram fotografias. Este verão conseguiram patrocínio de uma empresa de telemóveis - para testar o roaming e a cobertura - e vieram viajar na Europa: da Suécia até Portugal.

Vale a pena ver as fotografias, as da Catedral da Sagrada Família em Barcelona são espectaculares.

Esta é uma das fotografias de V. Raskov em Portugal. Ver aqui "Urban Exploration 2013: Europa"

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

actualização

Em meados da década de 90 do séc. XX foi feita esta intervenção na estátua de aço de Vera Mukhina Рабочий и колхозница "Operário e camponesa da quinta colectiva" (1930).

No site Museus da Rússia: aqui.

E aqui, outra fotografia e texto (em inglês) no jornal The Guardian.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Velhos Crentes


Em 1666 a Igreja Ortodoxa Russa fez reformas que os "Velhos Crentes" não aceitaram. Esta igreja de "Velhos Crentes" foi construída no início do séc. XX na aldeia de Bogushovka (Богушовка), distrito de Bobruisk, Mogilev, Bielorrussia.

As fotografias são de 2006, carregar aqui para ver mais.