Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




quinta-feira, 25 de julho de 2013

o espírito, o cavaleiro

«Alguém bastante inteligente disse que a carne é o cavalo e o espírito, o cavaleiro. Se obedecermos ao cavalo, conduzir-nos-á ao estábulo.»

Viktorija Tokarjewa, Mara, p. 43, Puma Editora, Lisboa, Abril de 1992

segundo a indicação neste livro o título original, em russo, é Первая Попытка (Pervaya Popytka) e o copyright é de Diogenes Verlag AG, Zürick, 1991

a imagem é a da capa do livro, em alemão, na Amazon

terça-feira, 23 de julho de 2013

anos difíceis

"Ter sempre presente que tudo quanto conto aqui é determinado pelo que não conto, estas notas apenas rodeiam uma lacuna. Não se trata do que eu fazia durante estes anos difíceis, nem dos pensamentos, nem dos trabalhos, nem das angústias, nem das alegrias, nem da imensa repercussão dos acontecimentos exteriores, nem da constante prova de toque dos factos. E não falo também das experiências da doença, e outras, mais secretas, que elas arrastam consigo, e na permanente presença ou procura do amor."

Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano, Apontamentos sobre as Memórias de Adriano, p. 253, Editora Ulisseia, Póvoa do Varzim, Março de 1981

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A vida parisiense

René Vincent, o autor do famoso poster de publicidade ao Porto Ramos Pinto, nasceu em Bordéus em 1879.

Em 1918 criou esta ilustração para "La Vie Parisienne", uma revista masculina criada em 1863.

Imagem aqui.

domingo, 21 de julho de 2013

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Espera o inesperado...

A biblioteca do mosteiro Beneditino de Admont, na Áustria, é notável pelo número e antiguidade dos seus livros e também pelas obras de arte e pela arquitectura. "Espera o inesperado..." é o seu lema.

A iluminura é do final do séc. XI, ver aqui

terça-feira, 16 de julho de 2013

O Castelo Ambulante de Uivo

O livro de Diana Wynne Jones "O Castelo Ambulante de Uivo" foi publicado em 1986 e não está traduzido. Ou, pelo menos, não o encontrei traduzido. Estou a ler em inglês. Vi o filme de desenhos animados de Hayao Miyazaki - traduzido como "O Castelo Andante" - há uns anos mas só recentemente é que descobri que tinha sido adaptado de um livro.

A música deste e de outros filmes de Miyazaki é de Joe Hisaishi. Se quiserem ouvir a música que ele compôs para "O Castelo Andante" carreguem aqui.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Astronomia Imperial

pag. 47 de Astronomicum Caesareum 
Petrus Apianus viveu sobretudo no séc. XVI na Alemanha. Filho de um sapateiro próspero estudou, tornou-se professor e impressor universitário e cientista da corte de Carlos V.

Casou com 31 anos. A mulher deu-lhe cinco filhas e nove filhos, um dos quais preservou e continuou a sua obra.

Um dos livros que Petrus Apianus escreveu, ilustrou e publicou foi o "Astronomicum Caesareum" (1540) que está digitalizado e pode ser visto gratuitamente no site e-rara - onde as bibliotecas suíças digitalizam livros raros.

Algumas ilustrações contêm partes móveis e fios que servem para encontrar a posição dos astros em diferentes datas - a página seguinte está colada de modo a permitir o movimento. É também o primeiro livro onde se encontra que a cauda dos cometas se estende sempre no sentido oposto ao Sol. 

segunda-feira, 8 de julho de 2013