Vladimir Kush

Vladimir KUSH, Ripples on the Ocean, (Ondulações no Oceano)

Rumi

A vela do navio do ser humano é a fé.
Quando há uma vela, o vento pode levá-lo
A um lugar após outro de poder e maravilha.
Sem vela, todas as palavras são ventos.

Jalāl-ad-Dīn Muhammad RUMI




segunda-feira, 29 de novembro de 2010

o cobertor barulhento

Numa noite de inverno, enquanto Nasruddin estava a dormir ouviu de repente barulho na rua. Embrulhado num cobertor saiu para saber a causa do barulho. De repente um ladrão esperto roubou-lhe o cobertor e fugiu. Por isso ele voltou para casa sem o cobertor. Respondendo à mulher que lhe perguntou a causa do barulho, Nasruddin disse, "Aquele barulho todo era por causa do meu cobertor."

domingo, 28 de novembro de 2010

o especialista das narinas direitas

"Já não se encontram médicos à moda antiga, que tratavam todas as doenças. Agora só há especialistas. Temos uma doença de nariz? Enviam-nos para um grande especialista parisiense. O homem examina-nos o nariz. «Não posso», diz ele, «curar-lhe a narina esquerda, pois não é a minha especialidade; só trato das narinas direitas. Vá a Viena, onde há um especialista das narinas esquerdas.»"

Dostoievski, Os Irmãos Karamazov, p. 553, Estúdios Cor, Lisboa, 1958

Escrito em 1879 :)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Chuváchia

A República Chuvache faz parte da Federação Russa, a sua capital é Cheboksary. Tem duas línguas oficiais: o chuvache e o russo.

.

A língua chuvache é de origem turca. Já foi escrita com runas e com os alfabetos árabe e latino. Agora escreve-se unicamente em cirílico porque a Rússia não permite que as línguas minoritárias usem o alfabeto latino.

.

Esta imagem é um calendário relacionado com a cerveja e as festas tradicionais chuvaches.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ando no mundo a ler

Fanatismo Florbela Espanca Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida Meus olhos andam cegos de te ver! Não és sequer razão de meu viver, Pois que tu és já toda a minha vida! Não vejo nada assim enlouquecida... Passo no mundo, meu Amor, a ler No misterioso livro do teu ser A mesma história tantas vezes lida! Tudo no mundo é frágil, tudo passa..." Quando me dizem isto, toda a graça Duma boca divina fala em mim! E, olhos postos em ti, vivo de rastros: "Ah! Podem voar mundos, morrer astros, Que tu és como Deus: princípio e fim!..."

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

uma cena barulhenta

A senhora Koklakova:

.

"Entretanto, eu pensava, estendida como estou agora: «Devo ou não expulsar Mikail Ivanovich pela forma descomedida como falou a este rapaz que veio visitar-me?» Conservava-me de olhos fechados, sem conseguir decidir-me, aflitíssima, de coração palpitante. «Grito ou não grito?» Uma voz dizia-me: «grita», e a outra: «não grites». Mal ouvi esta outra voz desatei a gritar. Depois, desmaiei. Já se sabe, foi uma cena barulhenta."

.

Dostoievski, Os Irmãos Karamazov, p. 500, Estúdios Cor, Lisboa, 1958

sábado, 20 de novembro de 2010

um súbito vislumbre

"A qualidade peculiar da "alegria" na Fantasia conseguida pode assim ser explicada como um súbito vislumbre da realidade subjacente ou verdade."

JRR Tolkien, "The Notion Club Papers"

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

à procura

À procura de conhecimento a ciência conta uma história: a origem do Universo aconteceu há 13,7 biliões de anos com o Big Bang, a partir de então desenvolveram-se progressivamente as condições que tornaram possível a vida e a inteligência que procura o conhecimento.

.

À procura de outros mundos e de outras vidas a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, através da Ciência Viva, promove um concurso de Astrobiologia destinado a professores e alunos do Ensino Secundário.

.

Serão critérios de avaliação a clareza do texto e da apresentação oral, a correcção científica, a objectividade e a correcção linguística.

domingo, 14 de novembro de 2010

presumo

Presumo que seja o Dr. Livingstone,

Que sai da selva escura,

Para o Sol do meio-dia.

.

Que é que encontrou lá,

Parou um pouco e ficou a olhar,

Encontrou alguém?

.

Vi imensas borboletas,

Vi pessoas grandes e pequenas,

Ainda não encontrei o que procuro.

.

Andamos todos à procura de alguém.

.

Capitão Scott, era tão corajoso,

Agora parece bastante frio,

Aí fora na neve.

.

Vi ursos polares e focas,

Vi enguias gigantes na Antártida,

Ainda não encontrei o que procuro.

.

Colombo, a que está ligado,

Então pensa que o mundo é redondo,

Vá navegar no azul.

.

Há tantos índios,

Vi-os em tantos lugares,

Ainda não encontrei o que procuro.

.

Andamos todos à procura de alguém.

Andamos todos à procura de alguém.

Andamos todos à procura de alguém...

.

Moody Blues - Dr. Livingstone, I Presume (1968)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

mudanças

Um dia um ladrão, entrando em casa do Cogia (Nasredinn), agarrou em tudo o que lá estava e pondo as coisas às costas foi-se embora. Nasredinn, no entanto, vendo que alguém saía, seguiu o ladrão que foi para a sua própria casa. O Cogia que o seguia de perto chegou-se à porta quando ele estava para entrar. Então o ladrão disse: "Que queres Cogia Efendi?" "O que quero?" disse Nasredinn. "Não é hoje o dia da mudança para aqui?"

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

incredulidade

Mulla Nasrudin tinha ido a outra aldeia. À noite quando voltou para casa descobriu que tinha perdido a sua cópia favorita do Corão. Bastantes dias depois chegou uma cabra a sua casa trazendo o Corão na boca. Nasrudin não podia acreditar no que via. Tirou o sagrado Corão da boca da cabra, levantou os olhos ao céu e exclamou "É um milagre!"

"Nem por isso." disse a cabra "O teu nome está escrito na primeira página."

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

criar obstáculos

O homem que forja na alma

O Sim e Não

Cria os obstáculos

Do Ser e do Nada.

.

Como poderiam detê-lo

Actos e Qualidades

Se, criado livre,

Ele próprio os cria?

.

Rubaiyat de Jalal Al-Din Rumi

traduzido da tradução para inglês de A.J. Arberry, 1949

poema 4 de "Loucura" (Folly)

a imagem é de Demakersvan

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Damasco

Syrie, 2010 Upload feito originalmente por gerard michel
Devo dizer que escolhi este desenho entre os muitos de Gerard Michel porque a casa inclinada me tocou especialmente, mas convido-vos a ver todos os desenhos que ele tem no flickr porque os considero incrivelmente bons.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

completamente importante

perturbação inexplicável ... o coração salta no peito, um aperto por dentro ... é medo? não é medo? que é? é o mistério ... hipnotiza-nos ainda antes de olhar ... atracção, desejo de proximidade ... não, nada disso ... não se sabe o que é, nem o que se quer ... é uma inquietação, uma perturbação e também ... adoração ... enfim ... é uma distância que atrai e uma proximidade que assusta ... um estado intenso e completamente importante, porque tudo o mais desaparece, perde valor ... é inquietação, desassossego e timidez ... talvez nada disto mas qualquer coisa para a qual não pode haver nome ...

a fotografia é do filme Jesus Christ Superstar, o link é para um site que tem a letra da canção de Andrew Lloyd Webber, com texto de Tim Rice, "I don't know how to love him" que também se pode ouvir.